''TUDO O QUE É VELHO, TORNA-SE NOVO NOVAMENTE.''
Na década de 1990, as edições especiais deram nova vida ao MINI, mantendo-o atual e relevante ao longo da década. Um dos primeiros automóveis exclusivos e importantes desta época foi o MINI Cooper RSP (Rover Special Products) de 1990. Foi o primeiro Cooper em 21 anos, e esgotou, mesmo antes de chegar aos Concessionários, evidenciando uma mensagem clara de que havia procura para um novo MINI Cooper.
Mas nessa época também havia mais MINIs inspirados no mundo fora da produção automóvel, como o MINI British Open Classic inspirado no golfe, ou o MINI Italian Job, que, claro, celebrou o clássico filme de aventuras de 1965. Mas também houve automóveis que celebraram elementos importantes da história automóvel da MINI, como o MINI Cooper Monte Carlo de 1994, que celebrou o regresso de Paddy Hopkirk ao Rali de Monte Carlo, 30 anos após a sua vitória original, notoriamente alcançada com um MINI Cooper.
Da mesma forma, o MINI Cooper Sports LE comemorou o 30º aniversário da vitória do MINI Cooper em quatro corridas do Saloon Car Championship, em 1968, enquanto o MINI John Cooper LE relembrou os fãs do 40º aniversário da vitória no Campeonato Mundial de Fórmula 1 Brabham/Cooper de 1959. Esta década também ficou marcada por várias colaborações com o designer britânico Paul Smith, com o One-Off Designer Paul Smith (LINK), bem como o MINI Paul Smith, em 1998.